Carreira após licença maternidade

Atualizado: 12 de Out de 2018

Muitas mães me procuram para falarem de suas carreiras e como devem conduzi-las após a licença maternidade.

artigo matercoach - maio 2018

Nos últimos 20 anos, como responsável pela área de Recursos Humanos de empresas multinacionais de diferentes segmentos, tive a oportunidade de acompanhar de perto centenas de momentos como este.


É sem dúvida um momento difícil, principalmente considerando o fato de que as empresas e os ambientes corporativos não estão preparados para compreendê-lo e dar o direcionamento adequado a situação.

Na cabeça da mamãe, além do sofrimento que é abrir mão da convivência com o que passou a ter de mais valioso na vida, passam a ocupar espaço os sentimentos de culpa, insegurança, medo, etc...

Sentimento de culpa por não estar próxima do seu bebê, insegurança com relação a como será sua vida daquele momento em diante, e medo em não dar conta da nova responsabilidade juntamente com a carga do trabalho ou de ser desligada por eventual queda de performance.


Estes sentimentos não são por acaso, nestes 20 anos de experiência me deparei com situações diversas de gestores promovendo e aumentando responsabilidade de funcionárias em retorno de licença maternidade, transferindo de mercado, mudando de departamento e muitas vezes sim, demitindo assim que terminado o período de estabilidade.


Em muitas empresas ainda não existem políticas relacionadas ao tema, nem treinamento de gestores a respeito. Se pensarmos que a maternidade é a atualidade ou o futuro da maior parte das mulheres e que o mercado em muitos segmentos emprega muito mais mulheres do que homens, fica claro que isso terá que mudar.


Mas mesmo que mude, nunca, ninguém se interessará tanto pela sua carreira como você mesma.

Nenhuma empresa, por melhor que seja fará isso melhor do que você! Eu acredito e divulgo esta questão desde 2006 quando já trabalhava com gestão de carreiras. Quem conviveu comigo em alguma etapa da minha trajetória pôde entender um pouco o que é se preocupar e trabalhar para pessoas.

Do lado das empresas, acredito que estas podem e devem se atentar para a situação e aplicarem um programa de Bem Estar, que considere as especificidades do momento na vida de suas funcionárias atuais ou futuras Mães.

Um programa que permita manter estas funcionárias em seu quadro com performance e satisfação. Que permita mudar o cenário de altos níveis de absenteísmo e turnover que tem caracterizado esta etapa nas carreiras das mulheres gestantes ou mães.


Idealizei a MATERCOACH com base neste cenário e após passar pela experiência de ser Mãe Executiva. Hoje ajudo mães e empresas com programas com o objetivo de aproveitarem melhor esta fase tão importante na carreira e na vida da mulher.


Artigo matercoach escrito por Vanessa Apontes Zani


#matercoachoficial #licençamaternidade #maternidade #programadiversidademulher


11 visualizações

Contato

os atendimentos podem ser realizados semanalmente de forma presencial nos escritórios da Only be, in company ou ainda por skype conforme necessidade do cliente.

escritórios de atendimentos Only be: 

. vila olímpia - próximo shopping JK

. bela vista - próximo ao MASP

. alphaville - próximo ao shopping Iguatemi

e-mail: contato@matercoach.com.br

  • Instagram - White Circle
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram

2018 by matercoach.